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AVALANCHE – João Penoni
Como proposta para o AVALANCHE irei apresentar 30 vídeos de 30 segundos ou 1 minuto para o Instagram. Os vídeos são feitos a partir de animações de fotografias de longa exposição. A técnica consiste em um stop motion, onde vou registrar a passagem do tempo em paisagens urbanas e de natureza. Parte do material apresentado foi realizado em pesquisas recentes e outra parte será executada no período de produção. Todo material é inédito a ainda não foi exibido em outro contexto.
Os vídeos apresentados formarão uma coleção de situações onde busco na paisagem momentos que de alguma forma o movimento da própria natureza possa corresponder ao movimento do corpo, que sempre esteve presente na maioria dos meus trabalhos. Como se eu buscasse na paisagem formações antropomórficas nas rochas, ou buscasse no movimento do leito de um rio e mesmo movimento que se tem no líquido do útero materno. Essas imagens são captadas em fotografias de longa exposição, que ao contrário das fotos instantâneas, que somos bombardeados o tempo inteiro, elas nos fornecem um novo tipo de registro do que está em movimento. Um registro que preza pela sensação daquilo que se move. Onde a presença da matéria é substituída pela transparência.
Em algumas situações, onde encontro essas formações que lembram o corpo na paisagem eu aciono um novo mecanismo nessa técnica de fotografia de longa exposição que conheço como "zooming", que seria mexer no zoom da lente enquanto essa foto de longa exposição está sendo feita. Causando na imagem um efeito de túnel onde as extremidades da foto ficam mais borradas e o centro mais definido. Fazendo isso sucessivamente, mexendo o zoom para frente e para trás, durante uma sequência de fotos, consigo na animação um resultado onde a imagem parece pulsar e vibrar quase como se fosse explodir em direção ao espectador. Esse resultado pretendo relacionar com o conceito de AVALANCHE, daquilo que não se comporta mais e vem se desprendendo e desmoronando, assim com o fenômeno físico desse nome.
Além disso, pretendo fazer edições e colagens de vídeos sobrepostos com essas situações descritas acima, para exacerbar o conceito de AVALANCHE. Como o excesso de imagens pulsando na tela pode concretizar essa sensação. Assim estou planejando criar essa série de avalanches, como nos vídeos de exemplo que mando em anexo, que seriam AVALANCHE de pedra, AVALANCHE de rua, AVALANCHE de favela etc. Nessa relação de avalanches de imagens que pulsam e vibram pelo movimento, tanto de cenas naturais quanto urbanas, pretendo inserir também algumas imagens que se relacionam com a minha pesquisa original do corpo em movimento para criar um diálogo entre o movimento natural das cenas com o movimento induzido do corpo.