AVALANCHE – HYPERPIXEL – Gabriela Maciel
Homem contemporâneo natural-digital / Células-pixels / Fragmentação e reverberação / Excesso, acidente e imprevisto / Novas imagens, cores e sentidos.
Hyperpixel começou a ser desenvolvida por Gabriela Maciel em 2007. Essa linguagem teve início numa performance apresentada na exposição Arquivo Geral, paralela à Bienal de São Paulo, no Centro de Artes Hélio Oiticica, Rio de Janeiro, e foi filmada em vídeo digital. A partir da edição desse vídeo, onde a artista priorizou os extremos de contraste e a desaceleração do tempo real, foi gerado um “bug” (erro). Nesse “erro”, a imagem ficou fragmentada em pixels, com flashes de novas cores. Alguns “frames” foram extraídos desse vídeo e, a partir desses frames, a artista trabalhou a aproximação (zoom in), como um corpo que é observado de perto. Essa série se assemelha a um sistema de imagens “pixeladas”, com padrões que por vezes se repetem, como em fractais em nosso corpo e no universo.
Conceitualmente, há uma relação entre vibrações energéticas, de cores e frequências, onde o corpo natural e o digital transitam entre micro e macrocosmo. Trata-se da relação da humanidade contemporânea imersa num planeta cada vez mais eletrônico e digital, num paralelo da célula de um corpo à do pixel de uma imagem.
Para Avalanche, a artista selecionou uma das primeiras imagens Hyperpixel e a subdividiu em 30 novas imagens, girou seu sentido, que era originalmente horizontal, para criar uma leitura no sentido vertical, como numa avalanche de informações, em queda.
As imagens de cada uma dessas 30 novas obras remetem ao excesso de informação de nossa sociedade atual, e a imensa quantidade de pixels nos remete ao acúmulo, á pressão e á precipitação de uma série de novas imagens fragmentadas
A artista, Gabriela Maciel, apresentou outras obras da série Hyperpixel nas seguintes exposições:
“Rivoluzioni. Ribellioni, cambiamenti, utopie”, Fotografia Europea, Reggio Emilia, Itália; “MOVE”, LMD Galerie, Paris, França; “One Night Stand”, Arcaute Gallery, Pequim, China; “70 Anos do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional”, Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil; “ArtBeijing”, Contemporary Art Fair e “The Secret Language of Women”, Yuanfen New Media Art Space, 798, Pequim, China.